DIRETORIA DO SINDSEP DE OURICURI PARTICIPA DE SESSÃO DA CÂMARA EM BUSCA DOS REAJUSTES DOS SERVIDORES

Share this...
Share on Facebook
Facebook
0

A diretoria do SINDSEP esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira dia 11 e foi convidada a uma conversa reservada para tratar sobre o assunto com os vereadores.

Ao final da sessão em entrevista a nossa reportagem falou do motivo da ida à casa Rodrigo Castor e sobre o que foi discutido na reunião interna.

Segundo o diretor financeiro da entidade Dhone Monteiro, a câmara se comprometeu em acionar o Poder Executivo ou agendar uma reunião com o prefeito e o SINDSEP para se chegar a um acordo.

Em nota o SINDSEP Ouricuri publicou:

No dia 10 de fevereiro, a Diretoria do SINDSEP enviou o Ofício 015/2020 à Câmara Municipal, pedindo ajuda dos vereadores(as) na luta pelos reajustes salariais de 2020, como também o retroativo salarial de 2019.

O Governo Municipal enviou o Projeto de Lei 001/2020, apenas concedendo o reajuste do salário mínimo vigente para o funcionalismo em 2020. Após ter acesso ao PL, o sindicato observou que o teor do documento desconsiderou a grande maioria dos servidores que recebem salários base acima do valor do salário mínimo, além de desconsiderar o art. 37, inciso X, que garante a revisão geral anual salarial, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

Os Ministérios da Educação e da Saúde já fixaram os pisos salariais deste ano para os profissionais do magistério em 12,84% e também para os Agentes Comunitários de Saúde-ACS e Agentes de Combate às Endemias-ACE em 12% e para as demais categorias de servidores 4,71%.

Esses percentuais devem ser aplicados nos planos de cargos e carreiras, conforme as leis pertinentes.

A prefeitura vem cumprindo essa obrigação desde 2013, entretanto, o sindicato tem enfrentado duras batalhas para garantir esses direitos e manter os PCCs atualizados.

No ano de 2019, tivemos muitas dificuldades nessa luta, onde o governo alegava limite de pessoal acima do permitido em lei e portanto não poderia conceder os reajustes.

Os servidores, através do SINDSEP foram a luta e diversas ações foram desenvolvidas durante a Campanha Salarial e finalmente, contando com a força política dos vereadores(as) chegamos a um acordo. Onde o governo se comprometeu em reajustar os salários em 4,61% com retroativo a março. Levada a proposta à assembleia geral os sindicalizados aprovaram. Durante todo o ano de 2019 esperam pacientemente com salário defasado o cumprimento do acordo, que previa data máxima o mês de dezembro. Porém a prefeitura não cumpriu o acordo, sequer justificou.

Diante da grave situação, no dia 15 de janeiro, a Diretoria do SINDSEP cobrou através de oficios o pagamento do retroativo 2019 e os reajustes salariais 2020, porém nenhuma resposta foi enviada pelo governo.

Por fim, a Diretoria do Sindicato decidiu envolver os vereadores(as) nessa discussão. Na sessão do dia 11 de fevereiro a Presidenta da Câmara Municipal convidou a Diretoria do Sindsep para uma reunião interna com a presença dos demais vereadores, bem como representantes dos Auxiliar de Saúde Bucal-ASB.

Durante a reunião os ASB denunciaram a precárias condições de trabalho dentro dos PSFs e solicitaram ajuda na luta pelo retroativo 2019 e alertaram para a possibilidade de paralisação da categoria.

A Diretoria do SINDSEP reforçou o pedido pelo retroativo e reajustes, acrescentou que outras categorias poderão cruzar os braços.

Os parlamentares se comprometeram em agendar o mais breve possível uma reunião tripartite, legislativo-sindicato-executivo para resolver essas pendências.

A Presidenta Adelúcia Clea garantiu que os servidores da Câmara receberão seus reajustes de acordo com o Plano de Cargos e Carreiras daquela Casa, atendendo cobrança do Sindicato.

Em breve teremos assembleia geral com os sindicalizados para deliberar sobre as questões supramencionadas.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/Sindsep Ouricuri