VÂNDALOS ATACAM IGREJA CATÓLICA INDÍGENA EM JATOBÁ PE

Share this...
Share on Facebook
Facebook
0

A igreja católica da comunidade indígena Bem Querer de Baixo, no município de Jatobá, foi atacada por vândalos nesse fim de semana. No último sábado, dia 8 de dezembro, criminosos arrombaram a porta do templo, atearam fogo no forro de PVC e ainda quebraram vidros e janelas. A Polícia Militar foi informada, mas não conseguiu efetuar prisões até o momento. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Jatobá.

Este é o segundo ataque na comunidade, que é alvo de uma disputa entre índios da etnia Pankararu e posseiros. A Justiça Federal determinou a desintrusão das terras em favor dos índios no início deste semestre e isso desencadeou os conflitos. Em outubro, a escola e o posto de saúde da localidade também foram incendiados.

O Ministério Público Federal (MPF) está tentando intermediar um acordo entre as partes. Nesse sentido, promoveu em novembro uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Jatobá para tratar sobre a desintrusão das terras. O debate contou com representantes dos índios e posseiros, além de diversos órgãos envolvidos, mas não foi suficiente para acalmar os ânimos na região. 

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Blog do Alvinho Patriota